Páginas

Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Comunicação Positiva


Você já parou para pensar como seu filho entende o que você diz? Será que o significado das palavras é o mesmo para todos nós? Teoricamente sim! Mas na prática é diferente...dependendo do ouvinte, contexto, situação, entonação e expressão facial as mesmas palavras podem significar coisas bem diferentes. Quanto mais novas as crianças, mas difícil supor ou prever intenções alheias. Se colocar no lugar do outro, imaginar o que ele possa estar sentindo e inferir ações a partir dessa observação é uma habilidade complexa que se desenvolve ao longo do tempo. Portanto, se você disser para o seu filho “estou muito feliz com o seu resultado” e suas expressões faciais e entonação de fala estiverem mostrando o contrário (na verdade você esperava um resultado melhor), a criança capta a expressão e as palavras perdem o valor positivo.

Comunicação positiva envolve escuta e expressão coerente, além da fala propriamente dita. Portanto, esteja atento ao que seu filho diz ou tenta dizer com determinado comportamento. Atenção à linguagem corporal, isto é, permita que seu corpo expresse interesse pelo que ele esta falando, por exemplo, olhando nos olhos, sentando a sua frente, evitando olhar para outros lugares ou desviar a atenção da conversa. Nunca coloque a culpa na criança, por exemplo, “você esta me deixando triste”...prefira dizer “estou preocupado com esse comportamento”...ou “estou me sentindo mal com essa atitude”. Se durante a conversa a criança grita, chora ou esperneia, diga que voc6es só vão conseguir conversar quando ele se acalmar. A comunicação positiva ocorre quando as duas pessoas estão calmas e a culpa não esta direcionada a uma única pessoa. É importante falar de forma clara e firme, sem agressividade ou acusações.

Ter tempo é fundamental, mostre disposição e tempo para ouvir e orientar seu filho. Sem dúvida, atualmente, um grande desafio para os pais que vivem correndo e atarefados com tantos compromissos mas, da mesma forma que encontramos tempo para terminar um trabalho, montar uma aula ou preparar um jantar, precisamos ter tempo para olhar e escutar nossos filhos. É compromisso que assumimos a longo prazo, mas com data de validade! Depois de alguns anos sem comunicação adequada e limites claros, a criança desanda, e reverter a situação se torna bem mais difícil!

Verbalizar seus sentimentos é importante, seu filho esta o tempo todo aprendendo com você, com o seu comportamento. Ensinar-lhes a perceber, interpretar, nomear e expressar sentimentos e emoções, desenvolve sua capacidade de compreendê-las e controla-las para que possa se autoconhecer e estabelecer relacionamentos saudáveis. Essas habilidades que chamamos de inteligência emocional começam a se desenvolver muito cedo na dinâmica da família. Tão importante, ou mais, do que a educação acadêmica é a educação “emocional” que se reflete nos relacionamentos sociais e na capacidade de resiliência. E para esta educação a escola é na família! Por isso, somos responsáveis por ensiná-la e exercitá-la todos os dias. Aceite e respeite os sentimentos dos seus filhos, todos os sentimentos são legítimos. No entanto, as regras precisam ser claras como, por exemplo, a criança pode sentir raiva mas não pode xingar ou bater. Da próxima vez que seu filho mostrar raiva ou tristeza sente para conversar com ele!

Dicas para a comunicação positiva:

  1. Comece as frases com “eu”; “eu queria que você arrumasse seu quarto agora”ao invés de dizer “você é um bagunceiro! Arrume esse quarto agora!
  2. Acentue sempre o lado positivo; valorize, elogie, recompense e mostre entusiasmo; Você é ótimo; gosto quando ajuda a sua irmã; adoro quando você me ajuda; eu te amo, você acertou nas cores do desenho, etc...
  3. Peça desculpas quando necessário
  4. Diga “obrigada” e “por favor” para seus filhos
  5. Para colocar uma regra ou um pedido inegociável com firmeza: olhe diretamente em seus olhos, fale a mensagem com clareza e supervisione se o combinado foi cumprido.

No próximo artigo, você vai saber como se ENVOLVER de verdade na vida dos seus filhos com muito prazer! 

Referências e para saber mais:

“Eduque com carinho” Equilíbrio entre amor e limites. Lidia Weber. Editora Juruá.

OSLC- Oregon Social Learning Center - http://www.oslc.org/

http://www.ehow.com/way_5315393_positive-communication-techniques.html
http://www.ippanetwork.org/Home

Nenhum comentário:

Postar um comentário